Simplificado - Sistema de gestão online

10 dicas para estabelecer metas para empresas e colaboradores

Administradores sabem que metas são fundamentais para deixar claro quais são os objetivos a serem alcançados por suas equipes e empresas.

Certamente, a figura do gestor déspota é aquela que prevalece no imaginário da coletividade. Estamos falando daquele típico empresário que delega tarefas no início do expediente e só aparece no final do dia, cobrando os resultados. Infelizmente, são muitos os que ainda agem dessa forma, o que pode ser péssimo para o desempenho da organização, principalmente quando o assunto é o controle de metas.

Para que os colaboradores possam saber quais são suas responsabilidades dentro dos objetivos da empresa. “Neste ponto é fundamental um desdobramento claro das metas para que cada um saiba exatamente o que fazer para atingir resultados esperados”

Se de um lado o desafio dos colaboradores é se informar e cumprir as metas estabelecidas, do outro, o desafio das empresas é detalhá-las a um nível estratégico, tático e operacional. “As metas são importantes porque projetam um futuro para a empresa, direcionando equipes, gestores, clientes e fornecedores”

Com base nisso, segue os 10 principais passos para desenvolver um plano de metas eficiente na sua empresa:

 1) Antes da meta, estabeleça objetivos a curto médio e longo prazo;

2) Defina cinco metas para toda a organização;

3) A empresa deve preparar a equipe para o entendimento e aplicação das metas e isso de maneira simples: com comunicação simples e objetiva, treinamento, entendimento da parte de cada um no todo, formas de avaliação e premiação;

4) Crie estratégias para alcançar essas metas;

5) Agora é o momento de envolver todos para comprarem o desafio junto com a Diretoria;

6) Elabore planos de ação – e execute todos eles – para cumprir tudo que foi proposto, interagindo com toda a empresa.

7) Comunique a equipe e explique a meta estabelecida por área;

8) Monitore semanalmente para ver se as coisas estão acontecendo

9) Mensalmente, valide o plano de ação para verificar os resultados e coordenar ações para o novo período.

10) O problema é muito maior quando não se tem metas, pois executivos, gestores e colaboradores podem ficar perdidos e ter um trabalho sem foco e sem saber o que entregar a organização. Em poucos passos e com poucos recursos, a empresa pode ter um método simples para cumprimento de metas e resultados.

Com isso, podemos realizar um controle de metas efetivo, pois, além de saber o que nós estamos buscando, também vamos definir o “quando”. Pode ser interessante, ainda, definir prazos intermediários para verificarmos se as coisas estão fluindo bem e se as metas serão alcançadas até o prazo final.

Gostou do artigo?

http://www.simplificado.com.br/