Consulta NFe Simplificado

Como consultar Nota Fiscal (NF-e) de saída (emitida) direto da SEFAZ?

Hoje em dia quem precisa consultar Nota Fiscal (NF-e) acaba recorrendo aos serviços promovidos pela SEFAZ – porém isso é possível somente com as notas de entrada!

Já quando se trata das notas de saída (que tenham sido emitidas), a SEFAZ apenas tem o compromisso de somente apresentar um resumo de todo o evento referente à nota eletrônica que tenha sido previamente emitida.

Outro ponto é que esse resumo só é possível também em casos onde o destinatário (no caso, o cliente) tenha feito a chamada “Manifestação do Destinatário”.

Vale destacar que essa manifestação ainda não é um processo obrigatório e fica somente restrito para pessoas jurídicas, bem como também não existe alguma garantia que viabilize o resgaste de informações referente ás notas de saída.

Para exemplificar, podemos citar casos de empresas que realizaram a emissão de uma determinada nota fiscal. No ato do recebimento, o cliente em questão poderá ter feito uma manifestação da nota.

Quando isso ocorre, a empresa geralmente recebe de pronto as informações da Nota Fiscal Eletrônica e consegue realizar consultas por meio do CNPJ apenas. Mas se por acaso o cliente não tomar essa atitude, a empresa em questão não poderá ter acesso às informações!

 

Consultar Nota Fiscal (NF-e) – Como você também pode baixar os arquivos XML das suas notas de saída?

Por meio da própria SEFAZ a empresa consegue fazer consultas e também baixar os arquivos XML das notas de saída, por meio do Portal Nacional da NF-e.

Essa consulta exige que a empresa tenha em seu poder a Chave de Acesso referente, bem como o Certificado Digital.

Vale destacar que é essencial que o usuário tenha em mente que, diferentemente da Manifestação (que somente é feita por pessoas jurídicas) o download dos arquivos XMLs pode ser feito por ambos os perfis – jurídico e físico.

Mas se a questão é referente à lotes de Chaves de Acesso, todo o processo em questão pode acabar sendo extremamente repetitivo e moroso, bem como exige um grande esforço e tempo para sua execução – o que sabemos que nunca é relevante para qualquer processo administrativo de uma empresa.

 

Mas como agregar mais facilidades e melhor desempenho nesses processos?

A melhor medida a ser adotada por uma empresa é contar com uma ferramenta de gestão. Isso porque esse tipo de aplicação permite que se realize o resgaste de todas as notas fiscais de uma só vez, visando um processo mais automatizado e ainda eliminando a necessidade se se recorrer ao uso de um CAPTCHA!

Além disso, por meio de um software a empresa também consegue identificar quando seu cliente fez uma Manifestação acerca da nota gerada. – E isso é possível por meio de uma rápida e simples pesquisa por meio do CNPJ!

 

Saiba mais sobre o Simplificado e como ele pode contribuir com a sua rotina administrativa!

Confira abaixo porque essa ferramenta de gestão propõe uma maior otimização dos seus processos administrativos e segurança para a consulta, emissão de NFe e CTe e também armazenamento:

  • Maior praticidade: O Simplificado possui integração com a Secretária da Fazenda Federal e isso quer dizer que você terá a disposição da sua empresa o recebimento automatizado dos arquivos XML, bem como de outros arquivos. Como já dissemos anteriormente, o tempo para uma empresa é um fator determinante para um bom desempenho e agregar processos automatizados é um excelente recurso sempre!

 

  • Segurança sempre: Os arquivos XML poderão ficar tranquilamente armazenados em nada mais, nada menos, do que o maior data center do mundo – estamos falando do AZURE (by Microsoft). Isso permite muito mais segurança e tranquilidade para a empresa, principalmente porque o Simplificado se dedica a realizar backups regulares em seus servidores (sempre levando em consideração todas as normas de seguranças necessárias).

 

  • Agilidade no dia a dia: Realizar buscas de Notas Fiscais não algo rápido quando não se utiliza um sistema de gestão eficiente, mas por meio do Simplificado o cenário é muito mais positivo! Com a ferramenta o processo é muito mais dinâmico, ágil e intuitivo, exigindo apenas alguns segundos para realizar essa função!

Consultar Nota Fiscal (NF-e) é muito mais simples e eficiente por meio de uma poderosa ferramenta de gestão financeira online!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *