Governo anuncia o fim do eSocial para 2020 segundo o Secretário da Previdência

Será mesmo o fim do e-social? Governo diz que sim!

O governo federal anunciou nesta terça-feira 09/07/2019, que o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) será extinto em 2020.


O governo vai acabar com o eSocial e lançar um novo sistema para a prestação de informações previdenciárias, trabalhistas e tributárias em janeiro de 2020.

A informação é de que o governo pretende reduzir já nos próximos dois meses o número de dados que empresas e empregadores domésticos precisam a informar dos atuais 900 para 450.”


Rogério Marinho, secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, disse que o sistema será substituído por uma plataforma mais ágil.


Na última sexta-feira (5), o governo editou uma portaria suspendendo exigências que passariam a vigorar em julho e que aumentariam para 2 mil o número de informações prestadas. Além disso, pequenas e médias empresas teriam obrigatoriamente que utilizar o eSocial a partir deste mês, o que também não será mais cobrado.


“Vamos simplificar, desburocratizar e permitir que o Estado e o empregador se unam para gerar crescimento”, postou Marinho em seu perfil no Twitter.


Também foi suspensa a obrigatoriedade das empresas apresentarem informações de saúde e segurança de trabalho, que começaria neste mês.

Já dados básicos, como informações de folha de pagamento e férias, por exemplo, serão mantidas. Permanece ainda a obrigação de prestar informações sobre acidentes de trabalho.

Ate que fim!!! e-social – Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá!
Em que posso ajudar, vamos conversar?
Powered by