Sistema Empresarial (ERP)

Anteriormente, em grandes organizações, diferentes sistemas de informação eram usados ​​para atender a diferentes funções de negócios, como vendas, marketing, produção, manufatura etc., separadamente. Os processos de negócios em cada função de negócios eram díspares e incapazes de compartilhar informações entre si. Era difícil para os gerentes reunir os dados fragmentados em sistemas separados, a fim de apresentar uma imagem geral das operações da organização e tomar decisões em toda a empresa.

No momento em que um cliente faz um pedido, por exemplo, o pessoal de vendas pode não ser capaz de informar se os itens desejados estão no estoque ou devem ser produzidos. Para superar essas dificuldades, nos últimos anos, muitas organizações optaram por substituir os vários sistemas de informações distintos por um único sistema integrado que pode suportar as atividades de negócios para diferentes funções de negócios. Esses sistemas são chamados de sistemas corporativos.

Um sistema corporativo, também conhecido como sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP), é um sistema de informações multifuncional que fornece coordenação e integração em toda a organização dos principais processos de negócios e ajuda no planejamento dos recursos de uma organização. Com a ajuda dos sistemas de planejamento de recursos empresariais, as informações podem fluir perfeitamente pela empresa. Além disso, diferentes processos de negócios, de vendas, produção, manufatura, logística e recursos humanos, podem ser integrados aos processos de negócios em toda a organização.

Um sistema ERP é orientado pelo conjunto de softwares ERP – um conjunto de módulos de software integrados – e um banco de dados centralizado comum. Os módulos de software suportam os processos comerciais básicos em diferentes áreas funcionais, e o banco de dados armazena dados e alimenta os dados para vários aplicativos que suportam as atividades comerciais internas.

Alguns exemplos de processos de negócios suportados pelo software ERP incluem contas a pagar, contabilidade, administração e previsão de caixa, administração de pessoal, folha de pagamento, administração de tempo, administração de estoques, preços de produtos, cobrança, etc. Inicialmente, o software ERP foi projetado para automatizar os processos de negócios internos da empresa, mas agora também pode se comunicar com clientes, fornecedores e outros parceiros de negócios.

Para implementar sistemas ERP, as organizações precisam identificar os processos de negócios a serem automatizados e, em seguida, mapear esses processos para os processos fornecidos pelos sistemas ERP. Tudo isso requer uma grande quantidade de esforço. Além disso, as organizações podem achar que os processos de negócios desses sistemas não são capazes de suportar a maneira como os processos de negócios da organização funcionam.

Nesses casos, o software pode precisar ser personalizado para atender aos requisitos das organizações. Isso pode prejudicar não apenas o desempenho do sistema, mas também comprometer a integração de informações e processos. Portanto, para obter o máximo benefício do software de planejamento de recursos empresariais, as organizações devem mudar sua maneira de trabalhar de acordo com os processos de negócios do software, em vez de personalizá-lo.

Benefícios dos sistemas Enterprise Resource Planning (ERP)

  • Comunique rapidamente as informações críticas de toda a empresa sobre o desempenho dos negócios aos gerentes de toda a organização, para permitir que eles tomem melhores decisões e no momento certo.
  • Reduza o custo envolvido no processamento de transações, hardware, software e equipe de suporte de TI de maneira significativa.
  • Melhore a qualidade e a eficiência do serviço ao cliente, produção e distribuição, integrando os processos internos de negócios da empresa em vendas, finanças, produção, logística personalizada, etc.
  • Ajude a criar uma cultura organizacional mais uniforme, na qual todos usem tipos e processos semelhantes de informações para fazer negócios.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *