O que é NCM

Você já ouviu falar em NCM?

O NCM é um código adotado pelos países do MERCOSUL desde janeiro de 1995, devendo estar contida em todos os produtos que prestam alguma fiscalização. Saiba o que é e porque o NCM é tão importante quando se trata de exportação e importação de produtos no MERCOSUL.

O que é

O NCM é a “Nomenclatura Comum do MERCOSUL”, um código de oito dígitos que o Governo Brasileiro estabeleceu para identificar as mercadorias e promover a integração e desenvolvimento do comércio exterior, facilitando assim, a coleta e análise das estatísticas dos produtos comerciais.

Todo produto comprado no Brasil, que passa pelo MERCOSUL, deve ter um NCM para que seja identificado o seu pertencimento ao bloco e seja feita a classificação de acordo com as normas do MERCOSUL.

Para que serve

A identificação do NCM implica na redução e isenção, além de benefícios fiscais e aplicação da substituição tributária concedidos pelo Fisco Estadual.

O NCM é um avanço na questão de fiscalização tributária, além de uma forma de estabelecer políticas de defesa no comércio exterior e determinar os impostos aplicados às notas fiscais.

Caso o produto não apresente NCM na nota fiscal ou a classificação seja feita de maneira incorreta, o produto sofre o risco de impostos de importação e até mesmo ficar preso na alfândega, justamente por não estar classificado nas normas ditadas pelo conselho do MERCOSUL.

Onde utilizar

O NCM deve ser encontrado em todo produto comprado no Brasil que circula pelo MERCOSUL, seja a nota fiscal ou livros legais, etc.

Utiliza-se o NCM a partir de uma tabela, onde todas as mercadorias estão contidas. Dois oito dígitos, os seis primeiros são classificados SH (Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias) e os dois últimos, próprios da classificação do MERCOSUL.

Exemplo: 00 00 .00 .00

  • 2 primeiros dígitos do SH – Capítulo: características do produto.
  • 4 primeiros dígitos do SH – Posição: desdobramento da característica de uma mercadoria identificada no Capítulo.
  • 6 primeiros dígitos do SH – Subposição: desdobramento da característica de uma mercadoria identificada no Capítulo.
  • 7º dígito da NCM – Item: classificação do produto.
  • 8º dígito da NCM – Subitem: classificação e descrição mais completa de uma mercadoria.

Assim, procurando pelo NCM 0102.10.10, tem-se a referência de:

01 – Animais Vivos

0102 – Animais Vivos da Espécie Bovina

010210 – Reprodutores de Raça Pura

01021010 – Prenhes ou com cria ao pé.

Pois então, gostaria de saber mais sobre o NCM? Acesse ao nosso site e confira:

www.simplificado.com.br/ncm.php

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *